Quais foram os limites da democracia? E por que na Alemanha nazista, as luzes democráticas se apagaram?

Maisa Freitas (Graduação, Geografia, UFV)

A democracia é um sistema político em que o povo tem o direito de intervir nas decisões tomadas pelo Estado. Para isso existe a Democracia representativa em que a população escolhe por meio do voto os representantes que melhor governarão o país. Na prática, porém, esse sistema pode ser mascarado por regimes que visam a interesses antagônicos, como o totalitarismo.

O totalitarismo limita a democracia, uma vez que seus interesses divergem dos de um regime democrático. A Alemanha nazista é um exemplo dessa prática autoritária, na qual Hitler conduziu o país. As luzes da democracia se apagaram nesse período, devido às medidas tomadas pelo ditador. Todos os partidos, exceto o nazista foram suprimidos, os meios de comunicação eram fortemente controlados pelo Estado e qualquer forma de contestação ao regime era reprimida com violência. Hitler cultuava o termo “raça”, em que a raça ariana era considerada superior às outras, criando uma onda de anti-semitismo na Alemanha, sendo os judeus, os principais povos perseguidos.

Visto isso, é impossível a democracia existir num regime totalitário como esse. Além do princípio democrático proposto no início dessa abordagem, esse também prega a liberdade de expressão, a existência de outros partidos e a igualdade de todos perante a lei.