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História
e Cultura Afrobrasileira e Africana nas escolas
RC:
A aprovação da lei 10639/03, que tornou obrigatório o ensino da História
da África e dos afro descendentes, gerou nos meios escolares e acadêmicos
algumas inquietações e muitas dúvidas. Qual a importância do ensino da
História e Cultura Afro brasileira e Africana nas escolas?
Assis - Em primeiro lugar, já não é sem tempo a necessidade
de perceber a importância de reconhecer e estudar o papel da África e
dos africanos para o Brasil. Estudar a história e cultura africana e afro-brasileira
é fundamental não só para o processo de inclusão social da imensa
maioria mestiça da sociedade brasileira, mas acima de tudo, pensar como
nos tornamos este povo multifacetado, com variados matizes e culturas,
formado por europeus, ameríndios e africanos, todos com igual papel neste
processo.
Essa lei está sendo colocada em prática?
Quais as barreiras que impedem o Ensino da história Africana sejam efetivados
nas escolas de ensino médio e fundamental?
Assis - A grande dificuldade para colocar esta lei em
prática reside na falta de preparação dos professores. Apesar de sua importância
indiscutível, infelizmente, é uma lei "de cima pra baixo", ou
seja, não há preparação - e que fique claro, às vezes, nem interesse -
pelo estudo desta temática. É um processo que só agora vem ganhando força
mesmo nas universidades. Em boa parte delas, diga-se de passagem, ainda
não há disciplinas que tratem da questão africana. Como e onde, então,
seriam preparados os professores para lecionar o assunto nos ensinos fundamental
e médio?
Como é abordada essa questão do ensino da
História Africana no curso de história da Universidade Federal de
Viçosa ? Existe a disciplina especifica História da África no curso de
História?
Assis - Na UFV ainda não temos uma disciplina de História
da África. Como o curso é novo e temos poucos professores, ainda não pudemos
preencher esta lacuna, visto ue temos iguais prioridades para a contratação
de professores especialistas em outras áreas, como História do Brasil
Contemporâneo ou História Medieval, por exemplo. Mas já identificamos
esta necessidade e, no futuro, certamente a disciplina de África fará
parte de nosso currículo. Por agora, tentamos medidas paleativas. POr
exemplo, foi oferecido neste semstre um curso de extensão em História
da África, ministrado por um professor convidado.
Como é o interesse dos alunos do Curso de
história pelo tema?
Assis - A lei teve um sentido positivo na geração de
interesse por parte dos alunos. Os estudos sobre África - de certa forma,
incentivados pelo que vem ocorrendo na área da literatura, onde crescem
muitíssimo - tem chamado a atenção de alguns historiadores. Várias obras
sobre o tema vêm sendo publicadas, ajudando a criar mais expectativa e
interesse. Na UFV, as discussões sobre África são sempre bem-vindas e
interessantes.
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