História e Cultura Afrobrasileira e Africana nas escolas

 

RC: A aprovação da lei 10639/03, que tornou obrigatório o ensino da História da África e dos afro descendentes, gerou nos meios escolares e acadêmicos algumas inquietações e muitas dúvidas. Qual a importância do ensino da História e Cultura Afro brasileira e Africana nas escolas?
 
Assis - Em primeiro lugar, já não é sem tempo a necessidade de perceber a importância de reconhecer e estudar o papel da África e dos africanos para o Brasil. Estudar a história e cultura africana e afro-brasileira é fundamental não só para o processo de inclusão social da imensa maioria mestiça da sociedade brasileira, mas acima de tudo, pensar como nos tornamos este povo multifacetado, com variados matizes e culturas, formado por europeus, ameríndios e africanos, todos com igual papel neste processo.
 
Essa lei está sendo colocada em prática? Quais as barreiras que impedem o Ensino da história Africana sejam efetivados nas escolas de ensino médio e fundamental?
 
Assis - A grande dificuldade para colocar esta lei em prática reside na falta de preparação dos professores. Apesar de sua importância indiscutível, infelizmente, é uma lei "de cima pra baixo", ou seja, não há preparação - e que fique claro, às vezes, nem interesse - pelo estudo desta temática. É um processo que só agora vem ganhando força mesmo nas universidades. Em boa parte delas, diga-se de passagem, ainda não há disciplinas que tratem da questão africana. Como e onde, então, seriam preparados os professores para lecionar o assunto nos ensinos fundamental e médio?
 
Como é abordada essa questão do ensino da História  Africana no curso de história da Universidade Federal de Viçosa ? Existe a disciplina especifica História da África no curso de História?
 
Assis - Na UFV ainda não temos uma disciplina de História da África. Como o curso é novo e temos poucos professores, ainda não pudemos preencher esta lacuna, visto ue temos iguais prioridades para a contratação de professores especialistas em outras áreas, como História do Brasil Contemporâneo ou História Medieval, por exemplo. Mas já identificamos esta necessidade e, no futuro, certamente a disciplina de África fará parte de nosso currículo. Por agora, tentamos medidas paleativas. POr exemplo, foi oferecido neste semstre um curso de extensão em História da África, ministrado por um professor convidado.
 
Como é o interesse dos alunos do Curso de história pelo tema?
 
Assis - A lei teve um sentido positivo na geração de interesse por parte dos alunos. Os estudos sobre África - de certa forma, incentivados pelo que vem ocorrendo na área da literatura, onde crescem muitíssimo - tem chamado a atenção de alguns historiadores. Várias obras sobre o tema vêm sendo publicadas, ajudando a criar mais expectativa e interesse. Na UFV, as discussões sobre África são sempre bem-vindas e interessantes.