Narrando o Acontecimento Escolar: O Uso do Diário de Bordo na Pesquisa em Educação Especial

Narrando o acontecimento escolar: o uso do diário de bordo na pesquisa em educação especial

Cristina Aparecida de Oliveira Torquato [1]
Luis Gabriel Rocha Aurélio  [2]
Marcel Bueno [3]
Maria Inês Ribas Rodrigues  [4]
Pedro Felipe Madureira  [5]
Vinícius André Junqueira  [6]

 

[1] Cristina Aparecida de Oliveira Torquato – Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS, Mestra em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do
ABC – UFABC, Doutoranda na UFABC, membra do grupo de pesquisa ENCIFORM – Ensino de ciências e formação
de professores da UFABC.
[2] Luis Gabriel Rocha Aurélio – Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense – UFF, mestrando no programa de Pós- Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) da Universidade Federal do ABC – UFABC e pesquisador no Núcleo de Investigação em Educação Química -NIEQ da UFABC.
[3] Marcel Bueno – Licenciado em Matemática e Física pelo Centro Universitário Fundação Santo André- CUFSA, licenciado em pedagogia com pós graduação em Gestão Escolar, discente no programa de pós graduação de Ensino e História das Ciências e Matemática da Universidade Federal do ABC – UFABC.
[4] Maria Inês Ribas – Licenciatura em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ensino de Ciências – Modalidade Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Educação (Doutorado Sanduíche) – School of Education. University of Leeds, (2005) e doutorado em Educação – Ensino de Ciências e Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006). É idealizadora e coordenadora do Projeto Menina Ciência – Ciência Menina que visa minimizar o paradigma de gênero encontrado nas ciências. Atualmente é professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física; Desenvolvimento Profissional dos Formadores de Professores, Formação de Professores, Didática das Ciências, Pesquisa-ação Colaborativa.; Questões de gênero nas Ciências.
[5] Pedro Felipe Madureira – Bacharelado e licenciado em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André – CUFSA, mestrando no Programa de Pós-Graduação de Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC – UFABC e membro do grupo de pesquisa LinDes – Laboratório de investigações pela Dissidência: Educação e Subjetividades da UFABC.
[6] Vinícius André Junqueira – Licenciado em Letras – Português/Inglês pela Faculdade São Bernardo (FASB), mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) da
Universidade Federal do ABC – UFABC. Participante de grupos de extensão como o Programa Articul@ções –
UNIFESP-DIADEMA e da Escola Preparatória da UFABC – EPUFABC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *