Corpo Editorial – Edição 23

 

Título: Democracia Sob Suspeita

Organização: Alexandre de Almeida (UFABC)
Márcia Carneiro (UFF)
Renato Alencar Dotta (USCS)
Ana Maria Dietrich (UFABC)
Pamella Galvani Bulbov (UFABC)

 

Quando as primeiras investigações sobre as Direitas começaram a despontar no cenário acadêmico, como no caso brasileiro, o tema ganhou status “tabú”. Mas o fato é que, no século XXI, esse campo político rompeu a ideia de que as democracias liberais conseguiram estabelecer um “cordão sanitário” contra seus militantes e hoje não passam despercebidos na disputa pelo poder. O presente dossiê apresenta investigações sobre as Direitas (no Brasil, Chile, Alemanha e Portugal) e o eixo central é debater sobre a gênese desse campo político (em meados do século XX), bem como suas consequências no tempo presente.

Alexandre de Almeida: aledelmeida@yahoo.com.br
Márcia Carneiro: marciarrcarneiro@gmail.com
Renato Alencar Dotta: radotta@gmail.com

Nome: Alexandre de Almeida
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora (LAHPS/UFJF)

CV: Alexandre de Almeida é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Antropologia e graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor da especialização de Educação em Direitos Humanos da Universidade   Federal   do   ABC   (UFABC)   e   pesquisador   de   pós-doutorado   em   História   da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É documentalista audiovisual/sonoro no Acervo Presidente FHC. É pesquisador dos grupos Trabalho História das Direitas da Associação Nacional de História (ANPUH/SP), Direitas: História e Memória, Observatório da Extrema Direita e Punk Scholars Network Brasil. Tem interesse pela história, etnografia e produção documental de pequenas organizações, movimentos sociais e partidos da Direita, suas mitologias políticas e estratégias de agitação metapolítica

e-mail: aledelmeida@yahoo.com.br

Nome: Márcia Carneiro
Instituição: Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense

CV: Professora Associada, lotada no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de História nas Disciplinas História do Brasil Republicano e História Econômica Geral (Curso de Ciências Econômicas). Participa do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de História – Prof. História -UFF. Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduação em História, Especialização em História do Brasil, Mestrado em História Social e Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atua em pesquisa, principalmente, nos seguintes temas: História e Memória, Cultura e História, militância política, pensamento integralista, estudo das questões de gênero, História Política e da Ciência. Coordenadora do Laboratório de Estudos das Direitas e do Autoritarismo (LEDA) e do Laboratório de Estudos da Imanência e da Transcendência ( LEIT) , ambos da UFF.

e-mail: marciarrcarneiro@gmail.com

Nome: Renato Alencar Dotta
Instituição: Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

CV: Doutor em História Social pela USP (bolsista FAPESP), mestre em História Social (bolsista CNPq), bacharel e licenciado em História pela USP. Trabalhou como historiador na Prefeitura de Mauá (SP). Com vários anos de experiência no ensino superior, nas áreas de História Contemporânea, Educação e Turismo; foi também docente no ensino fundamental, médio e técnico. Temas com que trabalha: História Política, História Regional e Patrimônio Cultural. É pesquisador associado do Grupo de Estudos do Integralismo e Outros Movimentos Nacionalistas (CNPq), do Laboratório de Estudos de Direita (LEDA), da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Laboratório de Estudos da Contemporaneidade, da UFABC (LEPCON-UFABC), bem como é membro-fundador e coordenador do GT História das Direitas (ANPUH). Atualmente, é professor de História do Colégio da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e pesquisador do Grupo de Estudos “Memórias do ABC”, da mesma universidade.

e-mail: radotta@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *