Editorial – Edição 22

Título: Gênero, violências e direitos humanos

Organizadoras: Isabel Dias (UPORTO), Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti (UFBA/UCSAL) e Ana Maria Dietrich (UFABC)

 

Nos diversos campos de atuação, especialmente nas Ciências Humanas e Sociais, a interface entre categorias e interfaces possíveis tem sido alvo de investigações e debates, trazendo contribuições importantes nas experiências e modos de atuação de Organizações Governamentais e Não-Governamentais, nas agendas acadêmicas e no desenho de políticas públicas, além da promoção das dimensões e gerações dos Direitos Humanos. As violências de gênero (especialmente na esfera da intimidade e na manutenção de estruturas de poder, de invisibilidades ou ainda de revanchismos e retrocessos quanto às esferas públicas), doméstica e familiar, que causam letalidade, problemas de saúde coletiva e programas especiais de prevenção e educação, apesar de ocuparem espaços nos mass media e de ganharem a atenção de projetos e programas governamentais – tanto no Brasil quanto países da América Latina, ainda se mostram como uma agenda de lutas. A incorporação da linguagem dos Direitos Humanos neste campo conduziu à necessidade de ações mais amplas na luta contra a violência doméstica e a violência de gênero, nas suas múltiplas manifestações incluindo intersecções com raça/etnia, gerações, territórios, classe, mas também ao reforço dos mecanismos de prevenção, intervenção e punição. Neste sentido, o presente dossiê visa acolher exemplos de enfrentamentos, ações e investigações, para além da discussão, partilha e difusão de conhecimento sobre as múltiplas formas de violência doméstica-familiar e de gênero, as suas vítimas e as principais políticas sociais que têm vindo a ser implementadas em na geografia sul-sul, desde o seu reconhecimento como objeto científico e de atenção pública.

 

Isabel Dias: mdias@letras.up.pt

Vanessa Cavalcanti:  vanessa.cavalcanti@ufba.br

 

Nome: Isabel Dias; Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

CV: Doutoranda e agregada em Sociologia, é Professora Associada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Departamento de Sociologia, desde 1990. É investigadora no Instituto de Sociologia da mesma Faculdade (IS). A sua atividade de investigação tem-se centrado na problemática da violência doméstica, nas suas múltiplas vertentes, mas tem desenvolvido, de igual modo, intensa atividade de pesquisa nos domínios da família, género, envelhecimento e abuso de idosos. É autora de livros, capítulos de livros e de vários artigos científicos sobre violência doméstica, abuso de idosos, género e envelhecimento publicados em revistas nacionai s e estrangeiras. Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação de âmbito nacional e internacional. Foi subdiretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre 6 de outubro de 2014 e 29 de janeiro de 2019.

Isabel Dias: mdias@letras.up.pt

Nome – Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti

Instituição: Universidade Católica do Salvador/Universidade Federal da Bahia

CV: Pós-doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha (CAPES e CNPq). Doutorado em História – Universidade de León, Espanha. Professora e pesquisadora da Universidade Católica do Salvador no Doutorado e Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Integrante e líder do Núcleo de Estudos sobre Direitos Humanos (NEDH/UCSAL) e do Instituto de Sociologia como investigadora associada (IS/UPORTO).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *