Sumário – Edição 21

EDIÇÃO Nº 21 – CONTEMPORÂNEOS – REVISTA DE ARTES E HUMANIDADES

EDITORIAL

Formação Docente II

Vanisse Simone Alves Corrêa (UNESPAR), Ana Maria Dietrich (UFABC), Emily Pestana (Fundação Santo André), Gabriela Nascimento (UFABC) e Nathália Vaccani (UFABC)

ARTIGOS

Um outro eu: Imagens fotográficas ressignificadas por meio da pintura

Lurdi Blauth (FEEVALE)
Flávio Lemos Pacheco (FEEVALE)
Vera Regina do Amaral (FEEVALE)
Amanda Becker (FEEVALE)

Lógica aristotélica e análise do discurso: Convergências e divergências

Wanderley Costa de Oliveira (FUV-ES)

Literatura infantil na construção da identidade afirmativa da criança negra nas Emeis da cidade de São Paulo

Lucineide Maria Almeida Costa Pereira (UNIFESP)

E daremos ao mundo o homem cordial: A apropriação e a utilização do termo cordialidade pelo ideólogo do Estado Novo Almir de Andrade

Iara Andrade Senra (UFRJ)

Alimentação, corpo e corporeidade estudo de caso realizado com estudantes de balé clássico

Isabela Santos (UNIOESTE)
Romilda de Souza Lima (UNIOESTE)
Kerley Braga Pereira Bento Casaril (UNIOESTE)

 

DOSSIÊ FORMAÇÃO DOCENTE II

Modelagem Matemática: Uma experiência na Educação de Jovens e Adultos

Viviane Mauricio (UNESPAR)
Cristienne do Rocio de Mello Maron (UNESPAR)

Inclusão e Direitos Humanos: refletindo sobre o tema a partir da formação de professores

Cristina Miyuki Hashizume (UMESP)

Formação continuada em Educação em Sexualidade: superando dificuldades e aprimorando a prática docente

Alison Alves Ortega (UFABC)
Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda (UFABC)

Experimentação e materiais alternativos: Um olhar para a formação inicial dos professores de química

Maria Verônica da Silva (IFRN)
Leonardo Alcântara Alves (IFRN)

Sobre a concepção de um laboratório de pensamento numa escola pública

Jailson Moreira (USP)

Transtorno do espectro autista no contexto escolar: a importância da organização do ensino e da formação de professores

Dorcely Isabel Bellanda Garcia (UEM)
Beatriz Dutra dos Santos (UNESPAR)

Alfabetização científica e o ensino de ciências na educação infantil: BNCC e formação de professores

Cristina Aparecida de Oliveira (UFABC)
Patricia Sessa (UFABC)

Formação docente na EJA: Realidade, desafios e possibilidades de construção a partir do chão da escola

Sonia Maria Chaves Haracemiv (UFPR)
Ana Maria Soek (UFPR)
Francisca Vieira Lima (UFPR)

Formação continuada de professores: contribuições e estratégias para a educação alimentar e nutricional

Rose Aline da Silveira Viana (FADIP)
Bárbara Lima Giardini (FADIP)
Lorena Souza e Silva (FADIP)

Resiliência, autoeficácia e seus impactos na prática docente: considerações a partir da pesquisa Talis (OCDE)

Rose Meri Trojan (UFPR)
Clarice Martins de Souza Batista (UFPR)

As marcas e exigências neoliberais na escola e os reflexos na Formação Docente

Carina Braz Cristo de Souza (USCS)

Entre a Pedagogia do Oprimido e o Teatro do Oprimido – metodologias artístico-pedagógicas em tempos de incerteza

Marcelo Rocco (UFOP)
Gláucia Santos de Oliveira Venâncio (UFOP)

As Artes Visuais Como Linguagem na Creche: Um Olhar Sobre as Práticas Dos Professores

Rosana Donizeti Martinho Gazotto

Caminhos para um ensino técnico e crítico do Audiovisual: o cotidiano e a reflexividade

Camilla Shinoda (IFB)